Chat

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Primeiras impressões

Primeiras impressões: The Legend of Zelda: Skyward Sword

                                     Primeiras impressões: The Legend of Zelda: Skyward Sword
Marcando o início da conferência de imprensa da Nintendo na E3 de 2010 com um toque nostálgico, Shigeru Miyamoto apareceu nos ecrãs do Nokia Theatre empunhando uma espada e um escudo para apresentar à assistência The Legend of Zelda: Skyward Sword para a Wii, para breves momentos depois aparecer ao vivo em palco empunhando um Comando Wii e um Nunchuk. A transição significa uma inovação uma vez que graças ao acessório Wii MotionPlus e à nova forma de jogo, a mais recente aventura de Link sincroniza os teus movimentos com as acções do herói lendário da Nintendo.
                      
Se abanares o Nunchuk, Link erguerá o seu escudo enquanto que um impulso para a frente fará com que ele o use para se defender - um movimento que pode deflectir um projéctil desde que acertes no momento preciso. Um abanão rápido do Comando Wii desembainha a espada que, imbuída do poder do Wii MotionPlus, agora segue os movimentos do jogador com uma precisão exacta. Em resultado disso, lutas de espadas assumem todo um novo nível de habilidades e estratégia. Precisarás de vigiar os teus inimigos de perto para determinar se necessitas de um impulso para a frente ou de um corte numa direcção específica para os derrotar. Molblins bloquearão o teu ataque a menos que acertes no ângulo do teu ataque, enquanto as entranhas de uma Deku Baba só abrirão ao longo de um determinado eixo.
                           
Podes ainda usar o Botão Z para perseguires o teu inimigo próximo, mas já não podes confiar apenas em escolher o momento oportuno para um ataque bem-sucedido. Entre os oponentes mais ameaçadores da demo jogável está um Stalfos que empunha duas lâminas de vários ângulos, deixando por vezes os seus flancos desprotegidos para que desfiras um golpe horizontal a partir de um determinado lado. Colocado frente-a-frente a um escorpião gigante, o jogador deve atacar as suas enormes tenazes a partir do ângulo certo antes de se focar no seu olho armado com um impulso para a frente bem executado.
A espada do título - que, segundo o produtor Eiji Aonuma, se tornará na lendária Master Sword – pode ser segurada ao alto para a carregar com o poder dos céus, libertando um golpe projéctil. Outros ases na manga de Link são os ataques giratórios executados ao abanar ambos os comandos horizontalmente, e as rotações de corte vertical efectuadas com um movimento do Comando Wii e do Nunchuk, desta vez na vertical.
Para não quebrar a tradição em Zelda, Link transporta um grande arsenal nos seus bolsos. Mantém premido o Botão B no Comando Wii para que a roda dos itens apareça e move o cursor na direcção do teu item preferido para o seleccionar. Este novo método, que Miyamoto equiparou a simplesmente vasculhar nos bolsos de Link, é uma forma eficaz de alternar rapidamente entre armas diferentes no local.
                     
O Wii MotionPlus é usado também para dar um novo toque a itens conhecidos. As bombas podem agora ser atiradas num arco para a frente com um abanão aéreo do Comando Wii ou lançadas por baixo como uma bola de bowling. Miyamoto mencionou que os bons jogadores podem até aplicar alguma rotação para colocar a bomba exactamente onde deveria estar, o que oferece um grande potencial de puzzles com as bombas como protagonistas.
                  
Um dos itens novos no jogo é um besouro mecânico que pode ser lançado pelo braço de Link. Controlas a trajectória do besouro rodando e virando o Comando Wii. Planar sobre o ambiente é um efeito emocionante, acelerando com o Botão A, apanhando bombas para as largar noutro local ou atordoando inimigos colidindo com eles.
                     
O chicote oferece mais alcance de ataque dependendo da tua força e revela-se útil para derrotar um pequeno grupo dos irritantes Keese num só golpe ou para apanhar itens à distância.
                       
A fisga e o arco de Link também regressam sendo que o segundo deverá ser familiar a todos os que teham gostado do desporto Tiro com arco em Wii Sports Resort. Prepara uma seta com o Botão C, puxa-a para trás com o Nunchuk para esticares a corda e liberta o Botão C para disparar.
                   
Skyward Sword também apresenta um novíssimo estilo artístico, influenciado por pintores impressionistas como Paul Cézanne, colocando o mundo do jogo numa palete de aguarelas que, por vezes, transmite a sensação de uma pintura que ganha vida.
Embora grande parte da história e dos locais do jogo permaneça uma incógnita, Aonuma explicou que, desta vez, Link vive mesmo numa cidade de nome Skyloft, que flutua sobre o mundo, ignorante  da sua existência. Um dia ouve falar da terra lá em baixo e é desde logo forçado a dirigir-se para lá e combater forças do mal com a ajuda da Skyward Sword. Enquanto Miyamoto e Aonuma aplicam os toques finais ao que parece ser mais uma aventura de cortar a respiração, podes ir ganhando água na boca enquanto esperas ansiosamente pela chegada deste título à Wii.

0 comentários:

Postar um comentário

Leu a matéria comente e expresse sua opinião!!

Status

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More